BytheSword – Diário de Desenvolvimento – Parte 1 – Pela Espada!

Uma das primeiras coisas que eu me perguntei e que outras pessoas me perguntaram foi: Porque desenvolver outro jogo com inspiração no estilo OSR se já existem tantos outros por aí?

A resposta que tirei dessa pergunta foi a principal causa da criação do jogo da forma que ele é, utilizando as ferramentas que utilizei nos jogos anteriores com o Nefastus: modularidade.

Desenvolver o By the Sword tem como objetivo auxiliar tanto jogadores iniciantes, jogadores que estejam em transição da 5ª edição para a OSR e jogadores veteranos. Importante ressaltar que quando digo jogadores, me refiro a jogadores de rpg, ou seja, tanto mestres quanto jogadores.

A modularidade do By the Sword permite que você possa pegar um módulo de seu conjunto de regras e utilizar em seu OSR favorito, seja com o OSE, com o Old Dragon ou qualquer outro que goste. Por exemplo, você pode importar as regras de Stress, as regras de combate e até mesmo as regras de magia, para qualquer outro OSR. Isso serve principalmente ao veterano.

Para o iniciante, pegamos o puro suco da OSR com as mecânicas mais modernas e simplificadas da 5ª edição. Condensando tudo em um livro de regras direto ao ponto, com leitura facilitada e simples.

Já para o jogador em transição, ele não terá dificuldades em utilizar as regras básicas do jogo, pois são as mesmas regras da 5ª edição de forma mais enxuta e simplificada.

Aproveitamos para trazer também conceitos diferentes, como por exemplo o conceito de raças, onde alguns jogos chamam de ancestralidades. Optamos por dividir esse conceito em duas partes, a linhagem e a cultura do personagem. Trataremos disso de forma aprofundada em posts futuros, mas em resumo o personagem possui uma linhagem, que é a genética dele, que dá ao personagem as habilidades que ele traz com o sangue de seu povo, se ele é um elfo, anão, halfling ou humano de nascença. Já a cultura determina onde ele foi criado e passa ao personagem aspectos culturais daquele povo, ou seja, ele pode ter nascido um humano e ter vivido entre os elfos, o que daria a ele, habilidades genéticas dos humanos e habilidades culturais dos elfos.

Em resumo: Queremos trazer uma nova experiência aos jogadores no estilo de fantasia medieval, trazendo novas mecânicas, novos jeitos de interpretar situações, novas formas de jogar, mas com alta inspiração na escola Old-School.

Futuramente também abordaremos as carreiras e as especializações dos personagens, equipamentos, combate e magia. Fique ligado!

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