BytheSword – Diário de Desenvolvimento – Parte 2 – Linhagens e Culturas

Conforme abordamos no post anterior, que você pode conferir AQUI, vamos falar de forma mais aprofundada sobre as Linhagens e Culturas. Nesse post vamos falar sobre como funcionam as linhagens e as culturas, o que diferem de uma ou outra, e um pouco sobre as principais linhagens e culturas presentes no jogo.

O que são as Linhagens?

Em qualquer outro RPG de fantasia, você irá se deparar com o termo raças, ancestralidade ou algum outro termo que determina o povo de onde seu personagem veio. No entanto, em termos de customização e história de personagem, isso tudo sempre ficou muito engessado. Foi aí que tivemos a ideia de separar esse termo em dois, sendo um deles a Linhagem, que determina a genética de seu personagem, quais habilidades ele recebe do seu povo de nascença que deriva de seu sangue, por exemplo, a aptidão à magia dos elfos, o vigor dos Dwarvos (nome que damos aos Anões), a adaptabilidade dos humanos e os sentidos aprimorados dos Kadim (nome que damos aos nossos Halflings). Esses são só alguns exemplos de habilidades fornecidas pela Linhagem, são coisas que o meio em que você vive não pode mudar, é a forma que você nasceu, sua linhagem.

O que são as Culturas?

O segundo termo é a Cultura. Todo personagem começa com uma linhagem e uma cultura. A cultura determina as habilidades sociais e culturais do meio que seu personagem viveu antes de se tornar um aventureiro. Existem várias culturas em cada linhagem, os humanos por exemplo, tem povos do campo, do deserto, litorâneos, citadinos, entre outros. A Cultura lhe da todo um conjunto de habilidades específicas daquele meio.

Além disso nada impede que você seja de linhagem humana, mas que viveu entre os elfos, com isso sua Linhagem seria Humano e Cultura Elfica (da Floresta, por exemplo). Isso permitiria que você tivesse habilidades com arco, sobrevivência, entre outras habilidades advindas do meio em que você cresceu, mas não teria por exemplo, a aptidão mágica dos elfos, que seria algo de Linhagem, algo genético, mas nada o impede de se tornar um mago.

Culturas Humanas

No livro básico apresentaremos 4 tipos de culturas humanas, sendo elas o povo do deserto, povo citadino, povo do campo e povo litorâneo. Cada um com seu conjunto de habilidades e os mesmos podem ser adquiridos por outras linhagens.

Culturas Élficas

Já para os elfos apresentaremos outras 4 culturas iniciais, sendo os Elfos da Floresta, mais ligados à natureza, mais guerreiros, dedicados a proteger seu reino, e os Elfos do Sol, mais ligados aos estudos da magia, arte e diplomacia. Os Elfos da Lua, que são elfos com forte conexão com a noite e as sombras, e os Elfos das Profundezas, membros de um antigo povoado condenado ao exílio nos reinos profundos. Cada um com seu conjunto de habilidades e os mesmos podem ser adquiridos por outras linhagens.

Culturas Dwarvas

Para estes, traremos os Dwarvos da Montanha, os Dwarvos das Colinas, Dwarvos das Profundezas e os Dwarvos das Planícies. Cada um com seu conjunto de habilidades e os mesmos podem ser adquiridos por outras linhagens.

Culturas Kadim

Os Kadins possuem diversas culturas pelo mundo, mas as mais conhecidas são os Pardites (também conhecidos como Ribeiras) que apreciam viagens e aventuras, os Parvuli (também conhecidos como Monteiros) que são hábeis fazendeiros pelos vales, os Tokkin (também conhecidos como Pénestradas) que são de uma cultura nômade, que perambula pelo mundo com suas roupas coloridas e puxando suas carroças que lhes servem como moradia na estrada, e por último os Queril (os conhecidos Pregapeças) que adoram aprontar travessuras, mas são ferozes guerreiros quando motivados.

No próximo post vamos falar um pouco sobre as estatísticas dos personagens e o porque das escolhas que fizemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *